Elefante-marinho nada ao lado de banhistas no Arpoador
Apesar de incomum, aparição pode ser explicada pela natureza vagante do animal, explicou biólogo

Um visitante inusitado marcou presença na praia do Arpoador, Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (13). Nadando tranquilamente ao lado de banhistas e surfistas, um elefante-marinho se aproximou o suficiente da areia e foi fotografado pela uruguaia Agnes Dietrich.

Ao G1, a fotógrafa, que já havia visto outros animais da espécie em Punta del Este, contou que, apesar de rápida, a passagem do mamífero fez a alegria das pessoas que frequentavam a praia naquele horário. “A galera ficou muito feliz de ver, eles correram pra ver onde ele ia”, disse, explicando que o elefante-marinho saíra da altura do Posto 8 de Ipanema.

Gabriel Melo, surfista que também estava no local, relatou ter se espantado com o tamanho do animal. “A gente estava no mar e de repente começou a passar. Todo mundo parou, ficou olhando e meio apreensivo, mas ele passou tranquilo pela beira, não passou pelo fundo. É um bicho grande, devia ter uns 3 metros. A galera toda ficou parada no fundo porque não queria se aproximar”, contou.

Outra fotógrafa que também se encontrava na praia, Helena Barreto também se surpreendeu com a proximidade: “Eu já vi em zoológico, em aquário e em São Francisco. Eu nunca imaginei que fosse chegar tão perto e ver esse bicho incrível. Foi muito incrível. Muito próximo.”

Também ao G1, o biólogo marinho Salvatore Siciliano, da Fiocruz, explicou que a aparição é rara e que o animal deve ter menos de 2 anos. “Não é comum, mas de certa forma esperado. São indivíduos vagantes, costuma acontecer”, declarou o biólogo.
O que você precisa saber sobre gravidez em tempos de pandemia