No dia 14 de março de 2019, o Google homenageou com o Doogle ma grande personagem da cultura Brasileira. Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, faria 105 anos na data e a ilustração comemora o acontecimento.
Nos anos 60, os livros de Machado de Assis faziam sucesso entre os brasileiros. No entanto, a obra da mineira foi ainda mais vendida que os romances machadianos. O livro foi traduzido em treze línguas e publicado em mais de 40 países.
Sendo uma das primeiras autoras negras do Brasil e com uma das obras nacionais mais conhecidas no exterior, Carolina rapidamente se tornou uma das escritoras mais importantes do país.
Leia mais:
Em sua primeira obra, a autora registrou o dia-a-dia em uma favela paulista, enquanto criava seus três filhos. Ela ainda escreveu Casa de Alvenaria, Pedaços de Fome e Provérbios, que foram publicados de forma póstuma.
Com uma educação limitada, ela era empregada doméstica e reciclava papel, latas e garrafas para alimentar sua família. Ao mesmo tempo, Carolina conseguiu manter um diário, preenchendo cadernos com os detalhes de sua vida.
A mineira nasceu em 14 de março de 1914 e morreu em 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos, devido à insuficiência respiratória.
Veja mais: STJ concede à travesti cumprimento de pena em ala feminina
Siga CLAUDIA no Youtube