Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Homem negro é baleado pelas costas por policial e gera protestos nos EUA

Jacob Blake, que foi atingido na frente de seus três filhos, está internado em estado grave

Por Da Redação
Atualizado em 16 set 2020, 14h48 - Publicado em 24 ago 2020, 14h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mais de 50 carros foram queimados nos protestos em Wisconsin (Scott Olson/Getty Images)

    No domingo (23), um policial atirou diversas vezes nas costas de Jacob Blake, um homem negro de 29 anos, na cidade de Kenosha, no estado norte-americano do Wisconsin. Blake foi levado a um hospital próximo onde, segundo o governador do estado Tony Evers, ele segue internado na UTI em estado grave.

    O momento dos disparos foi registrado em vídeo por uma pessoa que passava no local e mostra que Jacob foi seguido por dois policiais armados, enquanto tentava entrar no seu carro. Quando abre a porta do motorista, um dos homens segura sua camisa e atira pelo menos 7 vezes em suas costas, a uma distância muito curta. Era por volta das 5h da tarde e, segundo testemunhas, Jacob estava fora do carro para tentar apartar uma briga entre duas mulheres na rua e não estava armado. Já a policia afirmou estar passando pelo local para responder um chamado de incidente doméstico.

    Ben Crump, o advogado que está representando a família Blake no caso, afirmou que os três filhos de Jacob estavam dentro do carro e presenciaram os tiros. “Ficarão traumatizados para sempre”, disse em seu Twitter. Crump também é advogado da família de George Floyd, homem negro morto por um policial que ficou ajoelhado sobre seu pescoço por nove minutos, no dia 25 de maio. O caso desencadeou a onda de protestos contra o racismo e a violência policial que está ocorrendo ao redor do mundo nos últimos meses.

    Segundo informações do Milwaukee Journal Sentinel, diversos protestos ocorreram em Kenosha nessa noite. Os manifestantes enfrentaram policiais e cerca de 50 carros foram queimados em um estacionamento. A cidade declarou um toque de recolher noturno.

    O Departamento de Justiça de Winsconsin afirmou que o ocorrido já está sendo investigado. Em um comunicado, o governador do estado declarou: “Ele foi baleado múltiplas vezes, em plena luz do dia. Não temos mais detalhes por enquanto, mas o que sabemos com certeza é que ele não é a primeira pessoa negra a ser baleada, agredida ou assassinada sem piedade nas mãos de membros das forças de segurança em nosso estado ou país”.

    Continua após a publicidade

    O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    A melhor notícia da Black Friday

    Receba CLAUDIA impressa pelo melhor preço do ano!

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 10,99/mês
    (Melhor oferta do ano!)

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.