Somente no Brasil, existem 13 milhões de analfabetos, o que faz o nosso país ocupar o oitavo lugar no triste ranking global, assinado pela Unesco, de adultos que não sabem ler e escrever. A carência do acesso à educação não reflete apenas nas precárias condições socioeconômicas que uma população pode enfrentar, mas também na manutenção de sua memória enquanto indivíduos atuantes em um comunidade. Foi pensando nesta questão que a companhia HP, em parceria com a AlmapBBDO, criou o projeto Magic Words, que em livre tradução para o português, significa Palavras Mágicas.
Com o lema “O primeiro livro escrito por quem nunca escreveu”, a ação consistiu em percorrer o país inteiro – desde o sertão, passando por uma pequena ilha do Oceano Atlântico, perto da Bahia, até capitais como São Paulo – para ouvir as histórias de vida destas pessoas incapazes de formar palavras no papel, mas não na imaginação, para que não permanecessem por toda a sua existência no limbo do esquecimento. Foram 30 relatos reunidos e compilados com as impecáveis fotografias de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram.
Mas você deve estar se questionando até agora: como isso pode ter sido feito? Pode parecer mágica, mas não foi: as empresas desenvolveram um programa capaz de unir a tecnologia da HP com o API do Google Speech, o que permitiu que a voz das pessoas fosse captada, transformada em texto e impressa em tempo real, acompanhando a fala dos selecionados para o projeto. Foram impressas 4 mil e 500 páginas, que após serem encadernadas artesanalmente, tornaram-se livros. Algumas edições foram produzidas especialmente para os autores, bibliotecas e centros culturais locais.
Para conhecer melhor o Magic Words, você pode entrar no site do projeto ou baixar em seu celular o aplicativo, que já está disponível para os sistemas Android e IOS. Assista o vídeo da campanha e se encante com o entusiasmo dessas pessoas por terem a oportunidade de registrarem seu passado para as futuras gerações: