O Papa Francisco anunciou, nesta quarta-feira (28/12), que seu antecessor, Bento XVI está “gravemente doente” e pediu que os fiéis orem por ele. A informação é da agência RTP, que acrescenta que a Santa Sé informou, no entanto, que o papa emérito está numa situação estável e recebe cuidados médicos permanentes.
“Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI. Para manter viva sua memória, porque ele está gravemente doente, e para pedir ao Senhor que o console e apoie”, disse o Papa Francisco. Algumas horas depois, ele escreveu uma mensagem similar no Twitter, omitindo a menção à enfermidade: “Rezemos Juntos pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio continua a rezar pela Igreja. Peçamos ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim.”
#RezemosJuntos pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio continua a rezar pela Igreja. Peçamos ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) December 28, 2022
Bento XVI, cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger, tem 95 anos e, foi Pontífice entre 2005 e 2013, quando abdicou, por motivos de saúde, e passou a ser emérito da diocese de Roma. Ele continuou vivendo no Vaticano.
O antecessor do Papa Francisco foi o primeiro Pontífice a abdicar do cargo em 600 anos, depois de Gregório XII, em 1415.