NASA muda o nome da sede em homenagem à primeira engenheira negra
Por cerca de 20 anos Mary W. Jackson foi fundamental na agência, sendo autora e co-autora de dezenas de artigos
A NASA decidiu homenagear a primeira engenheira e cientista negra da instituição. O prédio da agência espacial dos Estados Unidos passará a ser chamado de Edifício Mary W. Jackson.
Jim Bridenstine, administrador do órgão, revelou a novidade na última quarta-feira (24). “Mary W. Jackson fez parte de um grupo de mulheres muito importantes que ajudaram a NASA a enviar com sucesso astronautas americanos ao espaço”, disse ele.
A carreira da cientista começou em 1951 em um órgão governamental que mais tarde se transformou na mundialmente conhecida NASA. Em 1958, ela se tornou a primeira engenheira aeronáutica negra da instituição.
Mary se especializou no estudo de túneis de ventos e na análise de dados de aeronaves experimentais. Enquanto trabalhava, teve permissão para voltar a estudar e fazia escola noturna depois de seu expediente durante o dia. Por cerca de 20 anos sua atuação foi fundamental na associação, sendo autora e co-autora de dezenas de artigos e estudo do comportamento do ar ao redor das aeronaves.
No cinema, a história de Mary W. Jackson foi retratada no filme “Estrelas além do tempo“, de 2016. Mary se aposentou em 1985 e faleceu em 2005 de causas naturais.
Outra homenagem semelhante já foi feita pela NASA. Um prédio da instituição foi nomeado de Katherine Johnson, matemática e cientista espacial que fez importantes contribuições para o avanço da aeronáutica e da explosão espacial. Sua história também foi retratada no mesmo filme, “Estrelas além do tempo”.
No ano de 2019, o nome da rua onde fica a sede da agência mudou para “Hidden Figures“, uma menção ao filme que conta a história das cientistas e uma significativa homenagem às mulheres que contribuíram para a grandeza da instituição. O gesto honrou a memória de Dorothy Vaughan, matemática que trabalhou na National Advisory Committee for Aeronautics (NACA), agência que antecedeu o órgão. Dorothy a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento da NASA.
Todas as mulheres podem (e devem) assumir uma postura antirracista