Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aos 87 anos, Zuza Homem de Mello morre dentro de casa

O pesquisador de música, escritor e jornalista sofreu um infarto na madrugada deste domingo (4)

Por Da Redação
Atualizado em 4 out 2020, 11h35 - Publicado em 4 out 2020, 10h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Zuza Homem de Mello morreu neste domingo (4) após um infarto no miocárdio, que foi confirmado pela família em um anúncio nas redes sociais dele. O músico, jornalista e escritor tinha 87 anos.

    Segundo a família, Zuza faleceu dormindo dentro do seu apartamento no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Por conta da pandemia, o velório será restrito aos familiares.

    Continua após a publicidade

    “Com enorme dor no coração comunico que perdemos nosso querido Zuza. Ele morreu dormindo, de infarto, após termos brindado na noite de ontem todos os projetos bem sucedidos”, escreveu a família no perfil do Instagram.

    A música ganhou mais espaço na vida do paulistano, quando ele saiu da faculdade de engenharia em 1955. Com a decisão de focar na sua grande paixão, no ano seguinte, Zuza já era colunista dos jornais Folha da Noite e Folha da Manhã e passou a estudar mais a área. A partir de 1957, ele vai para os EUA e se forma em musicologia na Juilliard School of Music, de Nova York.

    Continua após a publicidade

    Os estudos deram bagagem para Zuza consolidar seu trabalho. Por 10 anos, o especialista atuou na Rede Record como engenheiro de som e contratante de grandes artistas para os programas de MPB e os famosos festivais de música da emissora.

    Pela Editora Abril, Zuza conduziu, ao lado de Tárik de Souza, a terceira edição dos fascículos História da Música Popular Brasileira.

    Dos anos de 1977 a 1988, o rádio também passa a ser uma de suas áreas de atuação. Na Jovem Pan Am, ele apresentou o Programa do Zuza, enquanto era crítico no jornal Estado de São Paulo e da revista Som 3. 

    Continua após a publicidade

    Ao longa da sua carreira, o pesquisador foi responsável pela direção de grandes shows, atuando com artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Elizeth Cardoso, e importantes festivais. Desde 2018, Zuza ocupava a cadeira nº 17 da Academia Paulista de Letras.

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.