4 em cada 10 pessoas irá superar totalmente a depressão. Saiba como!
Quando você sofre de depressão, qualquer pequena atitude pode te colocar para cima – mas isso, na maioria das vezes, depende muito da sua habilidade de dar a volta por cima
Quando você sofre de depressão, qualquer pequena atitude pode te colocar para cima – mas isso, na maioria das vezes, depende muito da sua habilidade de dar a volta por cima. Segundo um estudo recente, a doença não só pode melhorar, como pode ser superada totalmente por cerca de 40% dos que são diagnosticados.
A pesquisa foi embasada segundo análises realizadas pela Universidade de Toronto, no Canadá. Aproximadamente 2 500 canadenses diagnosticados com algum distúrbio depressivo participaram do processo, catalogado na forma de estatísticas durante o ano de 2012, e divulgado pela publicação oficial da Comunidade Canadense de Saúde Mental.
LEIA MAIS: Vídeo mostra com delicadeza como é viver com depressão.
Neste levantamento, os estudiosos chegaram à conclusão que 40% das pessoas que enfrentaram a doença, atualmente, já estão totalmente livres dos sintomas da depressão como ansiedade, pensamentos suicidas e a auto-medicação abusiva. E isso aconteceu com indivíduos que passaram por crises com duração de um mês até mais de dois anos.
A maioria dos que sofreram pode não ter enfrentado a depressão com bons olhos, num primeiro momento, mas o estudo sugere que essas pessoas apenas conseguiram vencer suas crises porque deram uma chance à si mesmas, reconstruíram seus laços com as pessoas mais próximas e passaram a tomar mais conta da própria saúde.
LEIA MAIS: As novidades no tratamento de depressão.
Problemas físicos de saúde e insônia são fatores determinantes para a recuperação – e a tornam mais improvável. Enquanto aqueles que passaram a tomar mais conta de seus hábitos diários possuem quatro vezes mais chances de apresentar melhoras significativas.
Mesmo que as chances exatas de cada um vencer este problema seja algo muito íntimo e varie de pessoa para pessoa, a melhor notícia sobre a doença é que superá-la completamente é possível – e isso muito comum. Em linhas gerais, a pesquisa mostrou que, cientificamente, há sim uma luzinha no final do túnel, só basta abrir um pouco mais os olhos.
LEIA MAIS: Fotógrafa combate depressão tirando fotos incríveis de gatos.