Nosso peso é o resultado do que nos alimentamos. A conta é relativamente simples: são as calorias que ingerimos menos o que gastamos de energia. É como se fosse um carro. As calorias são o combustível que vamos gastar durante o caminho. Portanto, para perder peso, é preciso que a conta seja negativa, com o nosso corpo gastando mais calorias do que consume. Já quando o balanço energético é positivo a ingestão de calorias está superando o gasto, e aí, claro, acumulamos peso, na forma da temida gordura.
Só que além dessa continha, entra na equação o nosso metabolismo, resultado de todas as reações químicas e energéticas que acontecem no corpo para que ele execute as tarefas do dia a dia como respirar, controlar os batimentos cardíacos, correr, falar, dormir e andar. E tudo isso também tem gasto calórico envolvido.
Para simplificar, pense de novo no automóvel. O metabolismo é o motor do carro, que pode estar funcionando mais rápido, se o carro estiver em movimento, ou mais devagar, caso esteja estacionado.
Quando queremos perder peso um pouco mais rápido, além de reduzir o que estamos ingerindo – o ideal é que seja através da reeducação alimentar – e aumentar o gasto de energia, também devemos acelerar o metabolismo. Infelizmente não temos um botão mágico que faça nosso corpo trabalhar mais rápido, mas existem algums soluções que ajudam a queimar as calorias mais rápido:
Construa Músculos
Os músculos são os maiores queimadores de calorias do nosso organismo. Enquanto 250 gramas de gordura gastam 2 kcal por dia para se manter, 250 gramas de músculo gastam 6. Logo, ao praticar exercícios de resistência – pilates ou musculação -, você estará acelerando naturalmente seu metabolismo.
Evite dietas com grande restrição de calorias
Nosso corpo está sempre calculando a quantidade de calorias que consumimos e a que gastamos. Quando existe uma drástica redução da quantidade de calorias que entra, como nas dietas radicais, a chance do corpo começar a poupar seus gastos é muito grande. Com isso, ocorre o que chamamos de “metabolismo lento”. Para reverter este processo mantenha o hábito de comer em intervalos (não necessariamente de 3 em 3 horas), mas a regularidade faz com que nosso corpo receba calorias de maneira equilibrada e com isso passe a gastá-las regularmente também.
Consuma cafeína
Estudos sugerem que a 100 mg de cafeína – quantidade aproximada de uma xícara de café coado – pode acelerar o metabolismo em cerca de 3% em 24 horas. Mas cuidado para não exagerar na ingestão de cafeína, pois em excesso, perdemos o sono e sintomas como agitação, tremores e mal estar podem acontecer.
Aposte no chá verde
Nos estudos sobre os efeitos dos alimentos termogênicos, os valores ainda variam muito, mas existem pesquisas sugerindo que o chá verde possa acelerar o metabolismo em torno de 4,6% em 24 horas. No entanto, o eixo comum a todos os estudos é atribuir a perda de peso à ação combinada entre atividade física, dieta e a ingestão de chá verde ou cafeína.
+ Leia mais: Tudo sobre alimentos termogênicos