Esta colher-robô vai transformar a vida de muitas pessoas
O objetivo da colher é facilitar as refeições para pessoas com deficiência e tenham dificuldade de controlar o movimento das mãos
Destinada a pessoas com deficiências ou com dificuldades de controlar mãos e braços, a colher robótica desenvolvida pela empresa norte-americana Liftware reconhece a posição das mãos de quem a segura e trabalha para estabilizar movimentos indesejados. O objetivo é trazer mais confiança na execução de tarefas cotidianas a pessoas com paralisia cerebral, lesão medular, mal de Parkinson e outras condições.
A colher-robô é muito parecida com uma colher comum, mas tem um cabo com espessura mais grossa e fácil de segurar – além de uma alça fina que vai ao redor da mão e impede que ela caia. A colher tem um componente robótico simples e flexível que se ajusta constantemente aos movimentos do usuário e a mantém estável.
O cabo da colher tem sensores que detectam as ações da mão e um pequeno dispositivo que reconhecem os tipos de movimento que podem fazer a colher se virar demais. Esses movimentos são revertidos, com a colher sendo ajustada para que a comida não caia. Também existe a opção de acoplar o mesmo cabo com um garfo.
No vídeo abaixo é possível entender melhor como funciona a colher-robô: