Você sai do trabalho, mas ele não sai de você. Se esse é o seu caso, é melhor respirar fundo e tentar delimitar melhor o expediente, pois, além de acumular horas extras, você está levando para casa uma carga emocional grande demais. Segundo o recente estudo americano “Exausto, mas incapaz de desconectar: o impacto das expectativas de e-mails corporativos no equilíbrio trabalho-família” (tradução livre), não só responder e-mails fora do ambiente de trabalho como estar em estado de alerta para possibilidade de recebê-los está levando profissionais ao esgotamento emocional e até interferindo em suas vidas familiares. “O acesso ao e-mail contribui para a experiência de sobrecarga de trabalho já que permite aos empregados interagir com o serviço como se eles nunca tivessem saído do trabalho, e ao mesmo tempo inibe a habilidade psicológica de desapegar das questões profissionais por conta da conectividade”, explicam os pesquisadores, que alertam para o fato de que se separar física e emocionalmente do trabalho é imprescindível para que possamos refazer nossas energias.
A pesquisa foi feita por meio de um questionário destinado a 385 trabalhadores de diferentes áreas, principalmente finanças, tecnologia e saúde. Os participantes responderam a questões como o tempo que eles destinavam a e-mails fora do expediente, seus estados emocionais, como eles faziam para se separar do trabalho nas horas vagas e o balanço dado à a vida profissional e familiar. A expectativa dos autores é que as empresas possam introduzir “práticas que vão ajudar a diminuir esses efeitos negativos e proteger os empregados”.