Verão, seu lindo, pode chegar que estamos prontas para aproveitar os dias mais longos, mais quentes e mais divertidos. Para que nada saia errado, é importante que, além de todo o roteiro que inclui praia, areia, sol e muita curtição, a gente cuide da nossa saúde.
No verão, suamos mais, perdemos muita água e sais minerais, e precisamos ficar com a atenção redobrada à alimentação, que deve incluir verduras, legumes, alimentos integrais e proteínas mais leves. Abaixo, um passo a passo que vai garantir saúde e energia nos dias quentes:
1 – Troque o mercado pela feira
A introdução de alimentos naturais e coloridos na rotina é meio caminho andado para garantir uma alimentação saudável. Além disso, os industrializados costumam ter corantes, conservantes e muito sal. Por isso, troque as idas ao supermercado por voltinhas na feira. Arrase nas verduras escuras, grãos e nos alimentos vermelhos e amarelos. Sabe por quê? Frutas e legumes amarelos como, por exemplo, manga, laranja, cenoura e abóbora, são ricos em betacaroteno, substância que favorece o bronzeamento saudável. Já as frutas vermelhas, como morango, ameixa, açaí e blueberry, são fontes de antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células.
2 – Beba muita água
A dica é simples e recorrente, mas fundamental. O líquido elimina toxinas e estimula o bom funcionamento do metabolismo. Se quer incrementar a ideia, que tal misturar água com pedacinhos de gengibre e colocar em uma térmica bem geladinha? A combinação turbina a hidratação e o metabolismo. Outra maneira de manter a hidratação em dia é tomar água de coco, sucos naturais e chás gelados. Lembre-se: fuja de refrigerantes e sucos industrializados, cheios de açúcar e, por isso, contraindicados.
3 – Coma mais peixe!
As carnes magras são ótimos alimentos para o verão. Prefira os peixes como o Salmón de Chile. Além de combinar com o clima mais quente, a proteína tem muitos nutrientes. Entre eles, destacam-se os aminoácidos essenciais – substâncias não produzidas pelo nosso corpo –, a vitamina B12, importante para o funcionamento do cérebro, e o famoso ômega-3, poderoso antioxidante que auxilia na redução do colesterol ruim do sangue. Na hora de consumi-lo, prefira as opções grelhadas ou assadas. No verão, o salmão cru e sua pele também são opções deliciosas.
Abaixo, 3 receitas fresquinhas e deliciosas: