Lanchinhos saudáveis para comer antes e depois da corrida
Saiba o que deve estar no prato para dar energia e repor os nutrientes na hora de fazer exercícios físicos
É da alimentação que retiramos a energia necessária para raciocinar e fazer exercícios. Por isso, é importante que todos os nutrientes estejam presentes em nosso prato.
Antes de correr
Você precisa de energia. Para isso, seu prato deve conter um carboidrato complexo.
Os carboidratos complexos estão presentes, principalmente, em massas, pães e batatas. Eles são os grandes aliados de uma alimentação energética. Chamam-se complexos por levar mais tempo paraserem metabolizados. Isso ocorre porque suas moléculas são maiores do que as dos carboidratos simples, como o açúcar das frutas. “Ao fazermos exercícios, esses depósitos são utilizados e precisam ser repostos com rapidez”, diz a nutricionista Adriana Ávila, de São Paulo. O ideal é que nossa dieta diária contenha 60% de carboidratos, 15% de proteínas, 5% de gordura, além de vitaminas e de minerais.
Opções: batata-doce, pão integral, banana com farelo de aveia, cereal de milho sem açúcar.
Depois de correr
Após a corrida, você precisa ajudar seus músculos a se recuperarem dos danos causados pelo estímulo dos exercícios – é assim que a massa muscular será constituída. Além disso, também é fundamental repor a energia gasta.
Seu prato deve conter um carboidrato e uma proteína.
Opções: frango grelhado com batata-doce, tapioca com queijo cottage e geleia, omelete de claras com tomates, uma fatia de pão integral com peito de peru e queijo branco, uma concha de salada de frutas com iogurte e farelo de aveia.