Se você ainda não faz parte desse time, certamente já viu alguém andando por aí com uma pulseirinha que conta os passos, correndo com o celular na mão ou usando um relógio capaz de contabilizar as calorias queimadas, a quilometragem percorrida e monitorar a frequência cardíaca – tudo ao mesmo tempo.
Pois de acordo com o American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina do Esporte) essa inovação, chamada tecnologia “Wearable”, é a tendência fitness número 1 de 2016. “Esses dispositivos tecnológicos fazem parte, agora, do nosso dia a dia, e mudaram a maneira como planejamos e gerenciamos nossos treinos”, diz Walter R. Thompson, autor da pesquisa e diretor da Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano, da Georgia State University, em Atlanta (Estados Unidos). Não é à toa: ele oferecem praticidade, segurança, feedback imediato e ainda estimulam a prática de exercícios e superação de metas. Da até para competir – e ganhar, claro – dos amigos!
Confira a lista das 10 principais tendências de 20163
1. Tecnologia Wearable: como pulseiras fitness, relógios inteligentes, monitores de batimento cardiáco e GPS.
2. Treinamento de peso corporal: Treino feito com o peso do corpo, usando o mínimo de equipamento possível (o que torna a atividade mais acessível).
3. Treino Intervalado de Alta Intensidade: o treino envolve os chamados tiros (máxima intensidade em um curto período de tempo) com momentos de descanso e recuperação (normalmente o treino tudo dura menos de 30 minutos).
4. Treinamento de força: A clássica musculação continua sendo uma das primeiras opções para quem busca um programa de exercícios completo (de iniciante à avançado e para ambos os sexos).
5. Educadores físicos certificados e experientes: É importante que o praticante escolha programas com acompanhamento de profissionais qualificados e com registro profissional (aqui no Brasil, aprovado pelo Conselho Regional de Educação Física).
6. Personal Training. Cada vez mais os profissionais estão se especializando nos movimentos do corpo, o que os torna ainda mais preparados para o acompanhamento em exercícios particulares ou em academias.
7. Treinamento Funcional: exercícios feitos com o peso do próprio corpo para melhorar o equilíbrio e preparar o corpo para as atividades básicas do dia a dia. A tendência é que esse tipo de treino seja mais aproveitado por adultos e por praticantes da terceira idade.
8. Programas Fitness para Adultos mais velhos: Contrapondo o boom fitness entre os jovens, há uma grande tendência em programas voltados para o público mais velho, preocupados com a saúde e bem-estar.
9. Exercício e perda de peso. A dupla nutrição + exercício é a chave do sucesso para um bom programa de emagrecimento. Profissionais de ambas as áreas estão trabalhando cada vez mais em conjunto para potencializar os resultados e para um maior controle do programa.
10. Yoga. Baseada em tradições ancestrais a Yoga (incluindo diversas modalidades e diferentes vertentes) usa uma série de posturas corporais que visam a saúde e o relaxamento.