Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vacina contra o zika vírus está em desenvolvimento

Transmitida pelo mesmo mosquito, a dengue tem a aplicação de sua vacina ampliada em quase todo o país

Por Da Redação
Atualizado em 24 abr 2024, 09h27 - Publicado em 18 abr 2024, 15h02
Ministério da Saúde amplia faixa etária da vacinação contra a dengue
Após sobras de doses do imunizante apresentarem datas próximas de validade, Governo decide incluir crianças na lista para prevenção da doença que atinge boa parte do país (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Após estudos sobre a vacinação contra a dengue apresentarem resultados promissores no Brasil, a vacina contra o vírus da Zika, desenvolvida em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está em desenvolvimento.

Nos testes com camundongos a formulação do imunizante se mostrou eficaz, induzindo a resposta imune contra o patógeno e protegendo os animais da infecção. Os resultados foram divulgados na revista Frontiers in Immunology.

Assim como a dengue, a zika é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypt, e tem alertado especialistas em aborvirsoses por conta do aumento de casos em diversas regiões do país.

Epidemia de dengue no Brasil

O Brasil enfrenta a maior epidemia de dengue já registrada em sua história, com recordes de mortes em diversos estados somente nas treze primeiras semanas do ano.

Continua após a publicidade

São mais de 1.100 mortes registradas nas últimas semanas no país, dado inédito jamais registrado, segundo o Ministério da Saúde. 

Em uma nota oficial publicada pela Ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, uma ampliação da vacinação contra a dengue será inicia para crianças a partir dos seis anos nesta quinta-feira (18)  após sobras com prazo de validade próximo serem identificadas em diversos municípios. 

“Estamos ampliando, de forma temporária, a faixa etária para as vacinas de dengue que vencem no próximo dia 30 de abril nos municípios que estejam com risco de perdê-las. Em primeiro momento, orientamos que elas sejam estendidas às crianças e jovens de 6 a 16 anos”, comentou a Ministra.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Quem pode tomar a vacina da dengue?

Ministério da Saúde amplia faixa etária da vacinação contra a dengue
Confira a faixa etária oficial para receber o imunizante contra a dengue (Getty Images/Reprodução)

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o público alvo no início do plano de imunização contra dengue eram para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos após recomendação e aprovação do imunizante pela Anvisa, em março de 2023. 

Mas com a ampliação temporária anunciada nesta manhã, o público alvo para receber o imunizante contra a dengue passa a ser crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com a possibilidade de uma nova extensão, caso necessário, para crianças e adultos de 4 a 59 anos. 

Continua após a publicidade

“Em último caso, elas podem ser ampliadas para todas as pessoas para as quais a Anvisa aprovou a vacina: na faixa etária entre 4 e menos de 60 anos. A segunda dose estará garantida para todos que se vacinarem”, pontuou a Ministra.

A vacina disponibilizada pelo Governo Federal faz parte de um plano histórico de imunização no país, já que o Brasil é o primeiro a receber a vacina contra a dengue em todo o mundo

Produzido pelo laboratório japonês Takeda, o medicamento foi avaliado pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias do SUS e deve atender a diversos municípios após o aumento de casos de dengue ser registrado como o maior na história do país.

Continua após a publicidade

Para receber o imunizante contra dengue, basta solicitar a aplicação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) mediante a apresentação de um documento oficial com foto, como RG, CNH e a caderneta de vacinação. A apresentação de um comprovante de residência também poderá ser solicitada.

Sobre a vacina da dengue

A Qdenga Imunizante, segundo a Anvisa, é uma vacina tetravalente produzida a partir do próprio vírus ativo presente no mosquito Aedes Aegypt.

Dessa forma, o micro-organismo infectado é enfraquecido, causando uma melhora significativa no sistema imunológico, um esquema bastante semelhante à defesa do corpo humano em casos de infecção pela doença. 

O esquema vacinal é composto por duas doses e o intervalo entre elas é de 90 dias.

Para mais informações sobre prevenção contra dengue, acesse o site oficial do Ministério da Saúde e fiquei por dentro de todas as atualizações sobre imunização e dados sobre a doença.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.