Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

9 marcas lideradas por pessoas LGBTQIAP+ que você precisa conhecer

Essas marcas se preocupam com a diversidade e representatividade o ano inteiro — e não apenas em junho

Por Kalel Adolfo
Atualizado em 16 ago 2022, 19h46 - Publicado em 30 jun 2022, 08h59
Guia idealizado pela pantynova reúne empresas que se preocupam com a diversidade o ano inteiro.
Guia idealizado pela pantynova reúne empresas que se preocupam com a diversidade o ano inteiro.  (the_burtons (Getty)/Reprodução)
Continua após publicidade

Não é incomum ver empresas e marcas enaltecendo a população LGBTQIAPN+ somente em junho. Contudo, no restante do ano, não identificamos quaisquer indícios de diversidade tanto em cargos de liderança quanto em produtos que estimulem a representatividade. É o famoso “Pink Money”, termo utilizado para denunciar àqueles que desejam explorar o poder aquisitivo das gays sem realmente se importar com a causa.

Pensando nisso, a pantynova — companhia pioneira em bem-estar sexual no Brasil — criou o Guia do Pink Money, onde reúne apenas empresas criadas e comandadas por pessoas LGBTQIAPN+. Atualmente, o compilado está em sua terceira edição, promovendo livrarias, lojas de acessórios e até startups que realizam treinamentos de gestão inclusiva em ambientes corporativos.

Vamos usar nosso dinheiro para adquirir produtos de empresas que lembram que a diversidade existe apenas em junho ou vamos fortalecer iniciativas de quem empreende com esse pensamento durante todo o ano? Sabemos que quem não é hétero-cis tem menores chances de conseguir investimentos e oportunidades de carreira, e é nosso papel estarmos unidos”, afirma Heloisa Etelvina, co-fundadora da Pantynova. Incrível, né? Então confira a lista a seguir:

Afroperifa

View this post on Instagram

A post shared by MODA AFRO URBANA DA PERIFERIA (@afroperifa_)

Com o intuito de incentivar o afroempreendedorismo e trabalhar as identidades negras, o designer de moda Willian André criou a Afroperifa, marca de moda afro urbana da Periferia Street Wear. Um dos maiores pilares da companhia é promover e potencializar a autoestima do público preto e periférico, além de buscar identidade, resistência e resgatar as raízes ancestrais. Além disso, os fotógrafos, designers, artistas e modelos da Afroperifa moram nas periferias de São Paulo.

O Jambu

View this post on Instagram

A post shared by O JAMBU (@ojambu_bags)

A diversidade e beleza da flora brasileira inspiram a produção de bolsas e mochilas de O Jambu, marca de acessórios criada por Carol Maqui e Swami Cabral. Juntas, elas resgatam memórias valiosas para criar peças impressionantes. Os acessórios multifuncionais são fabricados com materiais diversos, alguns de reuso, resultando em um mix singular.

Continua após a publicidade

Simples Assim

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Simples Assim (@vocesimplesassim)

Criada por Milton Martins e Marcelu Ferraz em 2018, a marca trabalha com moletons e roupas de modelagem ampla – com shape oversized – e já conquistou famosos como Adriane Galisteu, Eliana, Tiago Abravanel e, mais recentemente, Anitta. O moletom “Rainbow” é o carro chefe, mas eles também produzem outros modelos lindos nas cores que representam cada uma das bandeiras da comunidade LGBTQIAP+.

Cápsula

View this post on Instagram

A post shared by capsulashop.com.br (@capsulashop)

Criada por Mariana Folego, Cápsula — marca de roupas e acessórios — aposta no humor para entregar peças fashionistas e descontraídas. As coleções trazem memes, críticas sociais e o melhor da cultura pop para criar obras inesquecíveis.

Pantynova

View this post on Instagram

A post shared by pantynova (@novapanty)

Continua após a publicidade

Iza e Lola — duas mulheres lésbicas — tinham o desejo de encontrar sex toys que fugissem dos padrões falocêntricos e heteronormativos do mercado, servindo em diferentes corpos. Por isso, criaram a Pantynova, loja pioneira em bem-estar sexual no Brasil. Hoje, produzem mais de 15 vibradores e acessórios, como strapons, algemas e coleiras. O maior intuito da companhia é nos fazer experienciar a sexualidade de maneira autêntica a quem somos.

Nohs Somos

View this post on Instagram

A post shared by Nohs Somos (@nohs.somos)

A startup Nohs Somos possui uma função valiosa no mercado: conectar pessoas LGBTQIA+ a lugares, produtos e serviços amigáveis. Através de consultorias de diversidade e inclusão, a companhia também auxilia empresas a abraçarem gestões e equipes plurais.

Pulsa

View this post on Instagram

A post shared by pulsa (@livrariapulsa)

Feita por e para pessoas LGBTQIA+, a pulsa é uma livraria inovadora, que reúne uma seleção de livros, publicações e artes que nos convidam a conhecer novas narrativas, que abandonam as antiquadas versões das histórias que sempre nos contaram (e nos limitaram). As idealizadoras são Caroline Fernandes e Fer Krajuska.

Continua após a publicidade

Yes I am Jeans

View this post on Instagram

A post shared by Yes I am Jeans (@yesiamjeans)

Fernanda Veríssimo e Raquel Ferraz, mulheres lésbicas, criaram a “Yes I am Jeans”, que tem como principal meta a criação do jeans perfeito. Para isso, suas fundadoras apostam nas melhores matérias-primas disponíveis, utilizando técnicas que visam a sustentabilidade. As peças da marca têm modelagens clássicas, que valorizam diferentes corpos sem abrir mão do conforto.

Queerida Joias

View this post on Instagram

A post shared by queerida joias (@queeridajoias)

Por último — mas não menos importante — apresentamos a Queerida Joias, criada por Rony Diego e Ruan Henrique. A dupla oferece acessórios feitos com amor e criatividade, que estimulam a quebra de barreiras de gênero. O maior pilar da companhia é enaltecer a diversidade. Para isso, além da venda, a marca também gera conteúdos de educação, conscientização, saúde e empreendedorismo voltados para pessoas LGBTQIAPN+.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.