Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Escândalo de Virginia e Zé Felipe esconde algo muito pior; entenda

Exposed feito pela mãe de Virginia desencadeou uma série de declarações degradantes envolvendo uma criança de apenas três anos

Por Caroline Apple
Atualizado em 28 ago 2024, 10h43 - Publicado em 27 ago 2024, 19h16
Virginia - Maria Alice - Zé Felipe - Emily Garcia
Caroline Apple expõe as engrenagens sociais que sustentam o atual julgamento da influenciadora Virginia.  (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Desde o último final de semana, a polêmica envolvendo as influenciadoras Virginia e Emily Garcia vem dominando as redes sociais. Tudo começou quando Margareth Serrão, mãe de Virgínia, resgatou um antigo conflito entre as duas em um programa de fofocas. Mais tarde, Garcia rebateu as acusações com uma ameaça, afirmando que poderia vazar um dos maiores segredos de Virginia.

Com isso, os internautas levantaram uma teoria: Maria Alice, primogênita da influenciadora, seria filha biológica de Pedro Rezende, ex-namorado de Virginia, e não de Zé Felipe. Através de seus stories, Emily realizou algumas postagens que reforçavam o boato.

Por fim, nesta segunda-feira (27), Virginia falou sobre a controversa pela primeira vez: “Eu vivo por eles, é meu bem mais precioso, não vou aceitar mais. Aguentei até hoje. Agora, bora pra justiça”, afirmou em seu Instagram. O caso, digno de novela, esconde, porém, um problema maior.

A seguir, a jornalista Caroline Apple reflete sobre as questões culturais e sociais intrínsecas à pauta:

A desmoralização de Virginia

Boa parte da construção da carreira da influenciadora Virginia Fonseca tem como alicerce sua família com o cantor Zé Felipe. Portanto, não há nada referente a esse tema que vai escapar do interesse público, principalmente se envolver questões de infidelidade em uma estrutura familiar que Virgínia vende como perfeita e amparada pela moralidade cristã.

A fofoca é uma patologia brasileira. Em um país de desigualdades, ver alguém com a vida da Virgínia abalada pelo ordinário é um bálsamo para muita gente. A influenciadora ganhou status de humana numa sociedade patriarcal que jamais perderia tempo em desmoralizar uma mulher.

Continua após a publicidade

Mesmo a influenciadora chamando de “sem nexo” as suspeitas sobre a paternidade dos seus filhos, sua tentativa de defesa se torna nas mãos dos haters álcool para a fogueira das vaidades da qual ela faz parte.

Esse tipo de julgamento moral público é bem comum na vida das pessoas superexpostas. Virgínia divide com quase 48 milhões de seguidores o seu dia a dia somente no Instagram.

Mas outro ponto importante é o como esse tipo de tentativa de desmoralização acaba partindo de outras mulheres. Elas que são ricas que se entendam? Sim! Mas as dinâmicas sociais entre as mulheres ainda se mostram frágeis na hora dos embates.

Não parece haver o mínimo de ponderação na hora de lidar com uma situação de conflito, e as construções de gênero entram em ação para balizarem os comentários que serão feitos. A mãe de Virgínia se referiu à influenciadora Emily Garcia como invejosa, que logo revidou insinuando que Virgínia era uma traidora da família brasileira, não poupando esforços para que isso ganhasse força através de novas indiretas. Preguiça tremenda.

Continua após a publicidade

Poderíamos ignorar essa briga? Talvez. Mas a verdade é que ela demonstrou em nível nacional, mais uma vez, como é ser violentada como mulher. Será que realmente não havia outro caminho?

Será que uma mãe insinuar de forma pública que outra mulher é invejosa por uma possível frustração por causa de homem, e como contra-ataque sua filha ter a paternidade dos filhos colocada sob suspeita, era realmente necessário? A resposta é NÃO!

A Virgínia agora parece ter problemas maiores do que o odor do seu body splash. Mas, por fim, o problema é de todas nós mulheres que seguimos suscetíveis a esse tipo de situação.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.