Faltam dez dias para as férias escolares de verão e, se você ainda não programou como serão os dias em que as crianças não terão nenhuma atividade formal para ocupar o tempo, não se desespere. De acordo com a consultora Andréia Dallamare, especialista em gestão de tempo, é possível organizar passeios, viagens e até os períodos de ócio, que também são necessários, em apenas uma semana.
Confira, a seguir, um cronograma simplificado que ela formulou para as leitoras do MdeMulher.
Dia 1 – Defina o destino da viagem de família
São basicamente três tipos de destinos: praia, campo/serra ou resort. Converse em casa sobre o lugar para o qual todos querem ir – é mais legal quando todo mundo está na mesma vibe, não é mesmo?
Caso você seja separada e as crianças vão passar parte das férias com o pai ou com a outra mãe, procure saber para onde eles irão e evite repetir o destino. Se por lá ainda não houver definição, avise qual foi a sua escolha o quanto antes, para evitar o mesmo tipo de contratempo por parte deles.
Dias 2 – Compre as passagens aéreas (ou se organize para isso)
Prepare-se para os valores inicialmente um pouco salgados, mas respire fundo e não faça uma compra impulsiva, de desespero.
“O preço da urgência sempre é mais alto; quanto mais próximo o voo, mais cara é a passagem. Fique de olho em promoções relâmpago que as companhias aéreas costumam fazer no fim de ano. Elas normalmente duram um ou dois dias, às vezes apenas uma madrugada. Cadastre-se para receber as newsletters das empresas e receber os avisos destas ações por e-mail”, afirma Andréia.
Então, se você não encontrar um preço bom de cara, a dica é esperar um pouco – pelo menos até o próximo fim de semana – para dar uma chance às promoções.
Dia 3 – Faça as reservas de hospedagem
Está um pouco em cima, é verdade, mas ainda é possível encontrar vagas em hotéis, pousadas ou resorts. O melhor é ligar nos lugares escolhidos e tentar fazer as reservas por telefone. A consultora explica por quê: “Muitas vezes, o site indica que não há mais vagas, mas é comum esses estabelecimentos deixarem alguns quartos separados para as reservas de última hora. O comum é pedirem um sinal do pagamento por depósito bancário.”
Dia 4 – Defina dias para atividades e dias para ócio
Calendário na mão, foque nos dias em que a família estará na cidade. Reserve metade deles para atividades fora e a outra metade para as crianças ficarem em casa. “É importante ter um tempo para não fazer nada. O excesso de estímulos pode acabar deixando os pequenos agitados, estressados e até prejudicar o sono”, alerta Andréia.

Dia 5 – Escolha programas para os dias de atividades fora
Passeios em parques, peças de teatro, um filme no cinema, parque de diversões, visita a alguém querido… São muitas as possibilidades de programas, e se você conseguir defini-los e agendá-los, tudo fluirá melhor. Aproveite para já comprar os ingressos de cinema, teatro e parques de diversões.
Dia 6 – Bole atividades para os dias de ócio em casa
Nada de largar as crianças em frente à TV ou com o tablet na mão nos dias de ócio. O ideal é bolar atividades tranquilas para serem feitas em casa, como jogos, atividades manuais (colagens, artesanado) e até formas divertidas de elas organizarem as roupas e os brinquedos, por exemplo. Se houver essa possibilidade, convide amiguinhos delas para passarem esses dias na sua casa.
Dia 7 – Organize as roupas das crianças para as férias
Crianças perdem roupas de um ano para o outro, e pode ser que aqueles conjuntinhos lindos, para passeio, de shorts e camisetinha do verão passado agora estejam curtos ou justos. Faça uma varredura no armário de seus pequenos para verificar isso e, se necessário, já planejar a compra de novas peças para as festas de fim de ano e para a viagem de férias.