A campanha de Dia dos Pais 2018 do Boticário tem como foco uma família bem comum. No vídeo, um homem conta que nasceu para ser pai e relata situações bem humoradas da vida com os filhos.
E era para ser apenas mais um comercial engraçadinho, nada de mais, mas a repercussão negativa reascendeu o debate sobre racismo – mais especificamente, sobre racismo reverso. Isso porque a família em questão é negra. Em tom de sarcasmo, teve gente reclamando que o comercial não mostra diversidade e que estaria sendo racista contra os brancos. Pois é!
No YouTube, tais comentários já se perderam no meio das respostas de gente que compreende o quanto isso é absurdo. Mesmo assim, o primeiro vídeo da campanha, lançado na quinta-feira (26) conta hoje com 16 mil dislikes – número superior ao de outros vídeos de propaganda do canal do Boticário.
Os ataques cessaram no YouTube depois da repercussão em torno do caso, mas nas redes sociais o assunto está com força total – e isso é importantíssimo. Episódios assim fazem com que as pessoas abram os olhos para perceber que o mito da chamada “democracia racial” realmente não passa de um mito.
Confira o que está sendo falado no Twitter a respeito disso:
https://twitter.com/izxcoelho/status/1023952168913657856