John e Ann Betar têm muito a ensinar quando o assunto é relacionamento conjugal. Isto porque os americanos ostentam o título de casal mais antigo dos Estados Unidos, com 83 anos de união. Ele tem 104, e ela, 100 anos. O romance começou em Bridgeport, Connecticut, em 1932. “Éramos amigos. Ele me dava carona para a escola”, contou Ann.
O relacionamento não agradava a família da jovem. O pai queria que ela se casasse com um homem muito mais velho, mas ela sempre soube que John seria seu companheiro na vida. E o sentimento era recíproco. “Ela era a garota que eu amava. Sempre foi. E eu queria me casar com ela”, afirmou John.
Então, com apenas 17 e 21 anos, Ann e John fugiram juntos para Harrison, Nova York. Na década de 1960, eles se mudaram para uma pequena casa de praia em Fairfield, Connecticut – onde permanecem até hoje.
Em quase nove décadas de relacionamento, o casal aprendeu a superar as dificuldades inerentes ao casamento. Em um bate papo online, o casal mais antigo dos Estados Unidos compartilhou suas dicas essenciais para um relacionamento feliz.
1. Valorizar as pequenas atitudes
Questionados sobre o segredo para um casamento duradouro, Ann disse: “É uma coisa que se controi ao longo da vida. Como você define o amor? Através de ações, compreensão, pequenas coisas…”. E John complementou: “Eu também gostaria de saber o segredo! (risos) É algo natural. Um exercício de compreensão.”
2. Mantenha o contato físico
Outro conselho importante dado pelo casal está no esforço simples em manter o contato físico sempre. Ann enfatizou a importância do toque: “Nós ficamos grudados. Apenas alguns abraços e pronto! Estamos bem.”
3. Não guardar mágoas do parceiro
Para Ann e John, saber encerrar as brigas também é fundamental. “Nós nunca guardamos rancor. A maioria das discussões são sobre alimentos”. Ao que Ann acrescentou com bom humor: “Sim, como quando você comprou o tipo errado de pepino!”.
Apesar das dicas, o casal defende que não existe uma fórmula pronta para conseguir um casamento bem sucedido. Cada pessoa se apaixona de uma maneira diferente. E aí está a beleza dos relacionamentos.