Seja para decorar grandes eventos ou festas informais, o estilo rústico chique veio para ficar. Unindo a delicadeza dos arranjos de flores com a beleza de elementos naturais como madeira e pedras, já vem fazendo a cabeça das noivas mais descoladas.
“As decorações mais elaboradas ainda existem, mas vemos um interesse muito grande por toques mais despojado, tipo “do-it-yourself”. A tendência favorece temáticas relacionadas com a natureza, com o campo. Há também uma busca por uma ambientação vintage, remetendo ao passado mais romântico”, explica Marcia Possik, diretora da Marriages – Organização de Casamentos e Comemorações Especiais.
Bandejas de prata e cerâmica podem ser substituídas por opções feitas em matérias-primas naturais, mas não menos elegantes. Travessas de palha, vime, sisal e até barro podem ser utilizadas para servir os doces.
Engana-se quem pensa que o estilo rústico só é permitido em comemorações íntimas. “Tudo depende da proposta do evento. Quem define o tom do evento é o casal. O importante é sempre captar o estilo, os desejos de quem vai oferecer a festa”, explica.
Quando o assunto é a escolha das cores, Márcia aponta que os tons pastel e os tons terrosos estão em alta. Associados à natureza, eles permitem combinações muito bonitas. Quem quiser dar um toque mais jovial ao décor pode apostar em uma paleta de cores mais claras e alegres. Assim, o ambiente ficar mais extrovertido e menos formal. Combinações de cores vibrantes, como amarelo e azul turquesa, estão em alta!
Para quem quer aderir à tendência da decoração rústica chique, mas vai oferecer a festa em um ambiente urbano, a dica é abusar de folhagens e flores, criando um clima de jardim no salão. “Materiais orgânicos como madeira e pedras, que não deixam de ser nobres, criam uma atmosfera mais aconchegante, com aparência de casa ampla e cheia de vida”, sugere Márcia. Os móveis tradicionais da mesa de doces também podem ser substituídos por carrinhos ou carroças antigas.