Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fotos com o ‘sinal da paz’ não são tão seguras quanto imaginamos

Parece até mentira, mas pesquisas japonesas alertam: imagens com esse gesto permitem que qualquer um "clone" as suas impressões digitais.

Por Giovana Feix
Atualizado em 15 abr 2024, 17h34 - Publicado em 14 jan 2017, 07h10
Portrait of cheerful woman with peace hand sign. Drunk playful blonde in black dress with closed eyes laughing and posing jocosely at camera, white background (golubovy/ThinkStock)
Continua após publicidade

Fazer o sinal de ‘paz e amor’ em fotos pode não ser tão inofensivo quanto parece. Pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão, o NII, alertam que imagens assim podem levar a crimes graves – com elas, é possível “clonar” uma das coisas mais únicas que temos: nossas impressões digitais. Fotos com o ‘sinal da paz’ não são tão seguras quanto imaginamos

Com os dados biométricos de uma pessoa, fica mais fácil a ocorrência de roubos em caixas eletrônicos por exemplo, além de tornar possível também o acesso de dados pessoais em um smartphone.

De acordo com Isao Echizen, cientista do NII, é possível reproduzir as digitais de uma pessoa mesmo em fotos em que os dedos em questão estavam a três metros da câmera, contanto que haja iluminação suficiente.

Para evitar que isso aconteça, o instituto está atualmente desenvolvendo uma película protetora para as digitais de quem é fotografado. Ela será composta de óxido de titânio e só estará pronta em cerca de dois anos, no Japão.

De acordo com o presidente da Vkansee, uma empresa de verificação biométrica, o ~perigo~ não é tão grave quanto atestam os japoneses. Em entrevista ao Mashable, ele diz ser raro que as imagens tenham a resolução boa o suficiente para que o “roubo” das digitais seja possível. Inclusive ele explica que empresas como a dele já estão trabalhando para que a captação das digitais para acessar dispositivos seja cada vez mais eficiente, descartando as falsificações.

Continua após a publicidade

No fim das contas, parece que vamos poder manter a pose sem medo algum…

#Paz

source-3-1
(Reprodução/Giphy)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.