Ao contrário do que algumas empresas acreditam, a maternidade traz muitos benefícios para a mulher que está no mercado de trabalho. Um estudo realizado pela Microsoft com sua equipe, nos Estados Unidos, divulgado em maio, indica que com a chegada dos filhos, a mulher desenvolve uma poderosa cesta de habilidades que a ajudará em vários momentos da carreira.
62% das trabalhadoras entrevistadas afirmam ter se tornado melhores na realização de multitarefas após a gestação. Isto porque, segundo elas, mulheres com filhos são melhores para resolver problemas e lidar com o stress. Sem contar que elas ganham a capacidade de conseguirem fazer ainda mais tarefas ao mesmo tempo. No total, foram ouvidas 2 mil mulheres e 500 empregadores.
Outro ponto abordado pela pesquisa é que, com os avanços da tecnologia, a vida da mãe-profissional ficou ainda melhor. Elas podem trabalhar remotamente de casa quando não podem ir ao escritório. Ou responder todos os e-mails antes mesmo de saírem de casa para trabalhar. Isto permite com que as mães adicionem 60 minutos a mais na carga horária de trabalho.
Para equilibrar seus muitos papéis, a mulher com filhos precisa fazer uma reengenharia de tempo. Em sua agenda, as mesmas 24 horas de antes têm que render muito mais para que possa atender a todas as necessidades da sua vida como mãe, mulher, amiga, filha, profissional… 25% disseram, inclusive, ser mais produtivas do que os maridos e namorados.
Os dados mostram ainda que os empregadores estão de acordo com essas habilidades: mais da metade deles (57%) afirmaram que mulheres com filhos trabalham melhor em equipe do que as que ainda não são mães.