São comuns, nos dias de hoje, o desejo de crescimento rápido e a consequente falta de paciência com processos. Os mais jovens, com frequência, querem pular etapas, embora não estejam preparados como julgam. Você, como gestora, deve ajudá-la a corrigir o comportamento. “Chame-a para uma conversa construtiva”, indica Luciana Ferreira, coach e presidente do Grupo Elemento RH, em São Carlos (SP). “Comece dando um feedback sobre o trabalho dela, pontuando as competências e habilidades que vem mostrando. Depois, pergunte o que ela espera daquele trabalho e como se vê na empresa.” Alinhe os anseios dela com suas necessidades e deixe bem claro quais são suas expectativas e as responsabilidades que cabem a uma estagiária. “Na vida, cada um precisa conquistar seu espaço”, lembra Matarazzo. “Há muita gente ótima que não faz cara feia no estágio. Então, ela precisa mesmo cair na real.”
Minha estagiária vive reclamando. Como conversar com ela?
A especialista em etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo e a coach Luciana Ferreira ajudam a solucionar esse dilema contemporâneo.
