Plantas enchem de vida qualquer ambiente! Selecionamos as espécies indicadas para ter em cada tipo de área externa, jardim ou varanda. Confira!
Muita luz
Por estar muito exposto, o solo precisa de atenção. Regue todos os dias vasinhos de babosa ou rosinha-de-sol. Se estiver montando um jardim maior, experimente a palmeira-fênix e a kaizuka. Remexa e afofe a terra constantemente para evitar que ela endureça, o que dificulta a penetração da água.
Pouca luz
“Quando a luminosidade é baixa, a rega deve ser em menor volume, mas mais constante”, explica a paisagista Gigi Botelho, de São Paulo. Em espaços pequenos, experimente usar avenca ou clívia. Quem tiver um quintal maior pode optar pelo fícus ou a árvore-da-felicidade.
Pouca água
“Entre as plantas que suportam a seca, as mais populares são os cactos, cuja variedade é enorme. Misture com outros tipos de suculenta, como echevéria e dedinho-de-moça”, sugere a paisagista Luciana Moraes, de São Paulo. Não é preciso regá-las. Basta borrifar água uma vez por semana.
Muita água
Áreas descobertas, que estão sujeitas à chuva, devem receber plantas mais resistentes ao excesso de água, como samambaias, copos-de-leite e aspidistras. Todas elas podem compor uma parede verde. Em períodos de seca, é preciso molhá-las todos os dias.