Representatividade! Bogotá elege mulher lésbica como prefeita
A ex-senadora Claudia López conseguiu ganhar votação acirrada na capital da Colômbia e fez história na América Latina.

Aqui, no MdeMulher, nós sempre reiteramos a importância da representatividade em todos os setores da sociedade, ainda mais quando vemos mulheres conquistando locais e cargos de poder (geralmente predominados por homens) que são de seu direito. Dito isso, Claudia López, a ex-senadora que fez história após vencer a eleição para a prefeitura de Bogotá, é um ótimo exemplo de avanços pela igualdade – e nós queremos ver mais notícias como essa.
Atuando já há um tempo na política colombiana, Claudia é a primeira mulher assumidamente lésbica a assumir a pasta na capital do país. Em uma disputa acirrada, a candidata registrou cerca de 35% dos votos contra o seu oponente, o conservador Carlos Fernando Galán Pachon, que obteve 32,48%. Não há segundo turno.
Em suas redes sociais, Claudia comemorou a vitória ao lado de seus apoiadores e de sua companheira, em quem deu um beijo. “Demonstramos que quando escolhemos o que nos une não só ganhamos como mudamos a história”, escreveu em uma publicação no Twitter.
A futura prefeita de Bogotá assume o cargo dia 1º de janeiro. Viva!
https://twitter.com/ClaudiaLopez/status/1188636041663700992