No detalhe, Graziela Calfat
Foto: Frank Kalero
A fim de curtir um circuito artístico e cultural nestas férias?
Graziela Calfat, diretora executiva da ROJO®NOVA (mostra cultural feita em parceria com a revista espanhola Rojo, que passou por São Paulo em 2010) indica o Top 5 com os seus espaços de arte favoritos ao redor do mundo.
Sempre passo lá quando estou em Nova York, mas gostei de uma visita em particular: em Setembro de 2008, quando vi a mostra
Arctic Hysteria: New Art from Finland. Em geral, tem shows contemporâneos bem ecléticos e com uma curadoria interessante. Gosto de ir la no verão, quando fazem shows e montam uma prainha nova-iorquina muito astral.
22-25 Jackson Ave, esquina com 46th Ave
Long Island City, NY 11101
Tem uma curadoria que dá espaço para jovens artistas da vanguarda internacional. O espaço é pequeno e despretencioso, com exposições sempre instigantes, numa zona emergente das artes e da moda de Milão.
Via Tortona, 17
20144 Milano, Itália
02 45495875
Um charmoso espaço dentro de uma agência interativa, fora do circuito tradicional das artes, com uma curadoria afiada. É ousado e traz artistas muito bacanas de todo o mundo. A simpatia do dono Laurent Cairoli é contagiante.
211 rue Saint-Maur
75010 Paris
since@upian.com
Full Pull Festival, em Malmö, na Suécia
Festival radical experimental para iniciados, com diversos estilos musicais e instalações artísticas sonoras. Muito barulho, intercalado com gemas acústicas e melódicas como Ljudbilden & Piloten , que é um exemplo de folk experimental brilhante.
*o festival acontece simultaneamente em vários lugares de Malmö
SONAR, em Barcelona, na Espanha
Festival pioneiro em trazer o novo em música e multimídia internacional. Nas quintas-feiras de dia, tem programação mais artística e menos baladeira. Para a galera que gosta de balada, a dica é o Sonar by night.
Festival Sonar, em Barcelona, é um dos favoritos de Graziela Calfat