Umidade e mofo: afaste esses problemas da sua casa
Com algumas dicas práticas, receitas caseiras e alguns produtinhos, você acaba com esses problemas sem se descabelar
Todos os cômodos sequinhos
Banheiro limpinho
Tá aí um cômodo fácil de acumular umidade, por causa do vapor do chuveiro. Para acabar com as manchas de mofo, esfregue metade de um limão sobre azulejos e rejuntes e depois enxágue com água. “O limão é ácido e funciona bem no banheiro”, diz Sueli. As cortinas do box são um capítulo à parte. A dica é misturar em um balde 1 litro de água com quatro colheres de sal e deixá-las de molho até as manchas sumirem. Depois, lave-as normalmente.
Roupas sem cheiro de bolor
O vinagre também é seu aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas (e não só no combate do problema nos armários). Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Aí, é só espalhar água quente por cima e deixar secar. A mancha terá saído! Em seguida, lave a peça.
Parede livre de manchas
Misture 1 litro de água com 1 litro de cândida e uma colher de sabão em pó ou líquido. Encharque um pano na mistura, passe na parede e depois retire usando um pano úmido com água. Abra as janelas para secar bem.
Um trato nos armários
Abriu a porta do guarda-roupa e veio aquele cheirinho de guardado? Hora de agir! Depois de tirar toda a roupa do armário, coloque vinagre branco dentro de um borrifador (guarde o frasco de um limpa-vidros, por exemplo) e espirre em todos os cantos, até nas gavetas. Passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas. “O vinagre é ácido, então, ele inibe o desenvolvimento de fungos. A dica é repetir esse processo pelo menos uma vez por mês”, diz Sueli. Para acabar com o cheirinho de guardado, pegue uma meia-calça velha, coloque serragem de cedro dentro e pendure-a no armário. “Ele neutraliza o cheiro de mofo, mas, diferentemente da naftalina, não tem odor”, destaca. Você encontra serragem em casas de produtos naturais ou marcenarias. Bolinhas de cedro, mais fáceis de achar, também funcionam.
Produtinhos que podem ajudar
O basiquinho que funciona!
Antimofos descartáveis são baratos, mas você precisa trocá-los de tempos em tempos, quando ficarem cheios de água.
Para durar muuuito
O investimento nesses modelos é um pouco maior, mas dá para parcelar e eles são reutilizáveis. Quando ficam cheios, basta colocá-los no micro-ondas que eles se renovam! Fácil assim.
Dicas práticas para prevenir o problema
Sueli Rutkowski apresenta soluções caseiras que você pode pôr em prática nos ambientes onde o mofo mais aparece. Vire essa página na sua vida de uma vez por todas:
Use giz de lousa
Coloque um punhado de giz dentro de um pote sem tampa no local onde desejar (quanto mais umidade, mais giz). Quando o giz estiver úmido, é só levá-lo ao sol e estará pronto para usar de novo! O mesmo giz pode ser usado por seis meses. “É muito eficiente para dar fim ao cheiro de mofo e controlar a umidade”, diz Sueli. Giz antialérgico não funciona, ok?
Aposte sem medo no bicarbonato de sódio
Preencha um potinho até a metade com o pó e coloque-o em um lugar onde ninguém vai esbarrar nele (senão, imagina a sujeira!). Se preciso, faça vários potinhos iguais e espalhe pela casa para controlar a umidade. Quando o pó formar pequenas bolinhas, é a hora de trocar.
Abra os armários
Faça isso uma vez por semana por algumas horas para que o ar possa circular dentro deles. E não se esqueça de abrir as gavetas!
Atenção à decoração
Se possível, substitua carpetes por pisos frios e cortinas pesadas por persianas. Assim, o ambiente fica menos abafado e úmido.
Deixe as roupas expostas ao sol
A cada seis meses, leve todas as peças (inclusive roupa de cama) para tomar sol. Aproveite e faça uma faxina no armário, livrando-se do que não usa.
Tenha cuidado ao guardar a roupa
Nunca guarde uma peça que você acabou de usar. Deixe-a tomar um ar antes. “A gente transpira ao longo do dia, então a peça nunca está completamente seca”, explica Sueli. E nunca, em hipótese alguma, guarde uma roupa úmida. Isso é péssimo!
Cuide dos móveis
Afaste-os 5 cm da parede. Assim, se ocorrer alguma infiltração, seu móvel estará protegido contra a umidade.